Menu

A Importância da Corrente de Transmissão

A corrente de transmissão é um dos itens mais importantes da motocicleta. Ela é responsável pela tarefa crucial de transferir a potência do motor para a roda traseira. Sem a corrente a motocicleta não irá a lugar algum.

Existem dois principais tipos de correntes, com ou sem retentores. Os retentores são responsáveis por evitar que impurezas cheguem ao interior dos elos e também mantém a lubrificação entre buchas e rolos por um período prolongado.

Então por que muitos ainda ignoram sua manutenção? Em parte o motivo é que as correntes melhoraram muito de qualidade nos últimos 10 anos. Apesar da evolução nos materiais utilizados e na forma de construção, ainda é de fundamental importância a manutenção periódica adequada, pois uma corrente bem mantida terá sua vida útil extendida em muitos quilômetros.

Uma corrente sem manutenção irá eventualmente falhar, tipicamente por quebra. Se a corrente quebrar com a motocicleta em movimento, além do óbvio risco à segurança ao piloto, poderá causar sérios danos a motocicleta.

 

Componentes da Corrente

1 Pinos: Os pinos são responsáveis pela estrutura da corrente, pois ele atuam juntamente com as buchas, suportando a carga de tração e por esta razão requerem alta resistência à fadiga, cisalhamento e flexão.

2 Placa Externa: A placa é o componente que mantém pinos e buchas em suas posições e suporta a carga do conjunto de modo que requer alta resistência à tração, à fadiga e ao choque.

3 Anel de Vedação/Retentores: O anel de vedação é responsável por evitar que impurezas cheguem ao interior dos elos e também mantém a lubrificação entre buchas e rolos por um período prolongado.

4 Rolos: O rolo serve para amortecer os impactos resultantes do engrenamento. Por isso, requer alta resistência ao impacto, fadiga e desgaste.

5 Bucha: A bucha envolve o pino protegendo-o contra impactos do engrenamentos. Por este motivo requer alta resistência à fadiga

bottom-banner-a

bottom-banner-b

bottom-banner-c

MÍDIAS SOCIAIS

Facebook
Twitter
Youtube

SUPORTE

Skype: tutoro.brasil

Login or Register