Menu

Perguntas Frequentes

  1. O que é o TUTORO?
  2. Como funciona?
  3. Qual o benefício de instalar um TUTORO na minha moto?
  4. Preciso modificar alguma parte da motocicleta para instalar o TUTORO? Existe algum risco de perda da garantia do fabricante?
  5. O TUTORO funciona com qualquer óleo ou preciso comprar um óleo específico?
  6. Eu enchi o reservatório como recomendado. Qual a autonomia?
  7. Não seria melhor um sistema elétrico, com um botão no guidão para que eu acionasse quando necessário?
  8. Eu uso graxa e estou satisfeito com o resultado. 
  9. Lubrifico minha corrente periodicamente com óleo de câmbio SAE 90. Não vejo a necessidade de instalar um TUTORO por enquanto
  10. Já que com o TUTORO a corrente estará constantemente lubrificada enquanto a moto estiver em movimento, isso significa que irá sujar de óleo a roda, pneus, protetores, etc?

 

O que é o TUTORO?

O TUTORO é um lubrificador automático de corrente de motocicletas, que lubrifica a corrente enquanto você pilota, sem a necessidade de acionar nenhum botão para seu funcionamento. Ele utliza a inércia e o movimento natural da motocicleta, sem conexão ou interferência com as partes elétrica ou a vácuo. É indicado para todos tipos de motocicletas e correntes com ou sem O/X Ring. 

Seus componentes são produzidos e montados em Gloucestershire, Inglaterra, sob um alto padrão de qualidade e controle. Todas as unidades são individualmente checadas antes de serem liberadas para venda

Como funciona?

O coração do TUTORO consiste de uma válvula primária que reage ao constante e natural “sobe e desce” que a motocicleta está sujeita, quando em movimento. Ondulações, imperfeições da rua, mudanças de terreno, praticamente onde quer que a roda passe, o dispositivo é acionado. A válvula então, envia óleo à corrente, de acordo com a quantidade pré-determinada e ajustável por você.

Qual o benefício de instalar um TUTORO na minha moto?

O TUTORO garante uma perfeita lubrificação e proteção da corrente (e por extensão também da coroa e pinhão). Por estar constantemente lubrificada, a vida útil do seu conjunto de transmissão secundária (relação) poderá aumentar em até 5 vezes. Outros benefícios:

  • Aumenta o intervalo de tensionamento e ajuste da corrente;
  • Constante lubrificação mesmo em longos percursos ou viagens;
  • Reduz o aquecimento da corrente de transmissão;
  • Proporciona trocas de marcha mais precisas e suaves.

Preciso modificar alguma parte da motocicleta para instalar o TUTORO? Existe algum risco de perda da garantia do fabricante?

Para instalar o TUTORO não é preciso nenhum tipo de modificação ou remoção de peças originais da motocleta. O TUTORO se fixa à motocicleta através do suporte multi-ângulo e abraçadeiras de nylon, sem perfurar o quadro e, mais importante, sem a necessidade de  interferir com a parte elétrica.

O TUTORO funciona com qualquer óleo ou preciso comprar um óleo específico?

Absolutamente qualquer óleo pode ser usado com o TUTORO, inclusive o recomendado pelos principais fabricantes de motocicletas: óleo para transmissão (também conhecido como óleo de câmbio) SAE 80 ou 90.  Ele possui, além da correta viscosidade, aditivos especiais que ajudam a proteger a corrente.

Caso queria utilizar outro óleo, evite os de baixa viscosidade, óleo queimado (pois perdeu grande parte do seu poder lubrificante e pode estar contaminado por impurezas) e óleo para câmbio automático (possui aditivos que podem danificar a corrente).

Eu enchi o reservatório como recomendado. Qual a autonomia?

O reservatório tem a capacidade para 50ml do óleo da sua preferência o que, em média, deve garantir uma autonomia de 1.500 km.  Assim, 1 litro de óleo SAE 90 durará por volta de 30.000 km.

Não seria melhor um sistema elétrico, com um botão no guidão para que eu acionasse quando necessário?

A filosofia por trás da concepção do TUTORO foi criar um produto simples e eficiente, utilizando soluções de engenharia e design superiores, sem comprometer ou interferir com a integridade da motocicleta. Na prática um sistema elétrico apenas adiciona complexidade e risco, por interferir com a parte elétrica da motocicleta, podendo assim levar ao cancelamento da garantia da motocicleta.  

O TUTORO funciona automaticamente e apenas quando a motocicleta estiver em movimento. Simples assim.

Eu uso graxa e estou satisfeito com o resultado.

Existem inúmeros estudos e artigos que comprovam que a graxa (independente da cor ou tipo) não é o produto mais adequado para uso na corrente pois é incapaz de atingir as partes internas que necessitam lubrificação. E absolutamente nenhum fabricante recomenda graxa no manual do proprietário.

Muitos usam graxa pois acham o processo de lubrificar a corrente com óleo monótono, trabalhoso (ainda mais para motos sem cavalete central) e que faz muita sujeira. Então, o pensamento é que a graxa, por ser mais viscosa, mais grossa, ficará na corrente por mais tempo, exigindo assim menos manutenção periódica. Mas o que acontece de fato, é que a graxa dá um falso aspecto molhado à corrente, sem lubrificá-la corretamente. Além disso, as sujeiras da rua tendem a grudar na corrente, passando a causar danos à mesma.

Não existe um estudo comprovando a superioridade da graxa sobre o óleo. Graxa é melhor do que nenhuma lubrificação, porém não é e nunca foi a melhor alternativa.

Lubrifico minha corrente periodicamente com óleo de câmbio SAE 90. Não vejo a necessidade de instalar um TUTORO por enquanto.

Primeiramente, parabéns pelo esforco em manter a sua corrente em dia. Você, com certeza, faz parte de uma minoria (Motocheck-up da Abraciclo nos últimos 5 anos comprovou que 38% das motos checadas apresentavam algum problema com o conjunto de transmissão secundária).

Um ponto importante: toda lubrificação faz parte de um sistema de perda constante, em outras palavras, se você lubrifica sua corrente hoje, com o passar dos dias, a corrente estará cada vez menos lubrificada. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem isso. 

Voltando ao seu caso, se você lubrifica sua corrente, digamos, a cada 250 km, nos primeiros 50-100 km a corrente estará perfeitamente protegida. Com o passar dos dias, a eficácia diminuirá até chegar o dia da próxima lubrificação. Isso, sem levar em conta, fatores como chuva ou maresia, que impactam negativamente na lubrificação.

Somente com o TUTORO a cada momento que sua moto estiver em movimento a corrente estará sendo lubrificada, repondo assim o óleo perdido.

Já que com o TUTORO a corrente estará constantemente lubrificada enquanto a moto estiver em movimento, isso significa que irá sujar de óleo a roda, pneus, protetores, etc?

O sistema permite que você determine o fluxo de óleo dispensado. Uma regulagem de 1 ou 2 gotas por minuto criará uma película fina de óleo em toda corrente, sem sujeira ou risco à seguranca da moto. Contudo, em certas ocasiões, como por exemplo, em ambientes com muita poeira, areia, maresia ou chuva pesada, um aumento do fluxo de óleo é recomendado para manter a corrente lubrificada. 

bottom-banner-a

bottom-banner-b

bottom-banner-c

MÍDIAS SOCIAIS

Facebook
Twitter
Youtube

SUPORTE

Skype: tutoro.brasil

Login or Register